quinta-feira, 13 de março de 2008

A neve em Portugal

Como estamos no Inverno fui dar por mim a pensar num antigo passeio.
Somos fãs da neve e no inicio fomos 2 ou 3 vezes à Serra Nevada, em Espanha (relatarei numa próxima). Como nuns anos temos mais tempo (€) do que noutros e porque Portugal também tem neve (embora menos e mais cara) em 2006 resolvemos satisfazer o "bichino" da neve na nossa Serra da Estrela.
Tentei programar tudo com antecedência, como é meu hábito. O primeiro dia na Serra da Estrela e o segundo ... era surpresa.
Como os fins-de-semana são sempre uma confusão, aproveitei a semana de férias que iniciava a 13 de março e lá fomos nós. Decidimos assumirmo-nos como jovens e tentar ficar sempre em pousadas da juventude. A sorte estava do nosso lado, a pousada da serra da estrela estava cheia até domingo e a partir de quarta, na segunda e terça não tinha uma única pessoa. Aquela pousada inteirinha só para nós...
E pronto, lá estávamos nós a deslizar pela neve fofa ...

Ou simplesmente a apreciar aquele manto branco ...E por lá almoçamos.Depois de matar saudades de andar sem mexer os pés, seguimos então viagem, mas sempre com paragens em locais estratégicamente estudados.

A primeira paragem foi em Meimoa, terra que a Marta sempre ouviu falar por ter um tio nascido lá.


Depois fomos até ao Sabugal, Concelho natal do "zé da pirâmide". Almoçamos pela sede de concelho mas quisemos conhecer mesmo a terra onde o Zé nasceu, Malcata. Povoado pequeno mas muito simpático. Parece que ali tudo parou no tempo, as casas quase todas em pedra, os pastores e seus rebanhos pelo meio das ruas. Até o queijo que quisemos levar de recordação foi escolhido em cima de uma velha mesa de madeira, no meio do corredor de um primeiro andar de uma dessas casas de pedra.


Depois de tanto "serpentear" por estas serras a cima lá chegamos ao nosso destino, Foz Côa.
Para dormir, a pousada claro. Muito recente, excelentes intalações e uma vista linda para as Ameidoeiras em flor.

Finalmente, já devem ter percebido, a surpresa era a visita às "pinturas rupestres".

As saidas são feitas no centro da vila, num velho jipe tipo "Jurassic Park". O grupo, para além da guia que era muito simpática, era composto por mais um casal, ele português emigrado e a sua mulher francesa. Existem 3 roteiros de visita, o que nos calhou é o mais conhecido, é onde se encontra a pintura escolhida para logotipo do parque, mas temos de andar um bom bocado a pé. É uma visita interessante mas não deixa de impressionar as toneladas de betão ali enterradas para suportar a barragem planeada e que não vão ter uso.



E foi mais um dos nossos passeios ....







3 comentários:

António Inglês disse...

Caramba amigo Paulo
O meu amigo quando sai de viagem, não brinca em serviço.
E fartaram-se de passear e ver coisas. Algumas delas não conheço, mas também não posso conhecer tudo.
Depois estas viagens têm o condão de nos arranjar cenários para namorar e isso sabem BEEEEEMMMMMMMMM!!!!!!!!!!
Ainda por cima na neve, onde faz frio e temos de andar bem aconchegadinhos...
Meu caro, continuo a ler os relatos que irá fazendo. E a partir de quinta feira terá mais um para fazer.
Vai ser gira vai... Se prepara cara...
Um abraço
António

António Inglês disse...

Ora bem, enquanto não aparecem mais crónicas sobre as viagens do meu querido amigo, passei para lhe desejar um bom final de semana, embora o dia de hoje, Quinta-feira não tenha sido muito brilhante, bem pelo contrário.
Um abraço
António

António Inglês disse...

Ó companheiro, ainda não há muito tempo tivemos um passeio conjunto e não vejo por aqui a sua reportagem.
Eu fiz a minha, mas seria giro ver a sua...
Um abraço
António

Passe pelo meu espaço